Histórico

Contam antigos moradores que antigamente o nome do local era Porto cemitério, tendo a vila sido iniciada com os loteamentos de João Aureliano de Araújo e, mais tarde, com Alice Fontoura de Araújo, com a doação de terras para a construção da Capela Nossa Senhora do Carmo.
 
O nome Colômbia surgiu, possivelmente, com a vinda dos trilhos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que teve seu ponto final na Vila. O Distrito de Paz de Colômbia foi criado com sede no povoado do mesmo nome e com terras desmembradas do extinto Distrito de Laranjeiras, pelo decreto Estadual Número 14.334, de 30 de Novembro de 1944, posto em execução a primeiro de Janeiro de 1945, no município de Barretos.
 
Foi elevado a município com sede na Vila de igual nome, por força da lei numero 5.285, de 18 de Fevereiro de 1.959, sendo que a instalação ocorreu a primeiro de Janeiro de 1.960. Dona Alice Fontoura de Araújo merecidamente é o nome do grupo escolar da Cidade. Ela nasceu aos 10 de Setembro de 1884, em Ribeirão Preto, filha de José da Mata Fontoura. Contraiu matrimônio em 1901 com Aureliano de Araújo. Não teve filhos, mas adotou uma criança: José da Mata Fontoura Filho.
 
Transferiu sua residência para o Vale do Rio Grande, onde possuía grande área de terra, no local denominado Fazenda da Mata, vindo a ser responsável pela fundação de Colômbia, hoje respeitado e próspero município. Dotada de alma compreensiva, doou terrenos, para construção de prédios indispensáveis à vida da cidade, tais como Igreja Matriz, praça, Casa paroquial, e ainda o jardim da Ponte que liga o Estado de São Paulo ao de Minas Gerais, Grupo Escolar, Cemitério, Casa da Lavoura. Freqüentou escola particular, onde recebeu instrução primária.
 
Preocupada com a criança pobre, a Ilustre Dama de Colômbia desempenhou gigantesca obra assistencial aos alunos do grupo escolar, com aquisição de livros e também no setor alimentar. Incansável pregadora do bem, Dona Alice Fontoura de Araújo era uma personalidade rara, pois sua grande fortuna jamais olvidou a finalidade divina de auxiliar o próximo. No dia 09 de Agosto de 1963, faleceu Dona Alice. Através da Lei numero 8.932, de 25 de Agosto de 1965, o grupo escolar de Colômbia passou a denominar- se Grupo Escolar Dona Alice Fontoura de Araújo, em homenagem a tão prestativa e magnâmina criatura. Aspectos Sociais, Físico Urbanos, Econômicos e de Infra- Estrutura: Origem do nome-: Possivelmente a denominação Colômbia teria sido dada pela companhia de Estradas de Ferro, que ali teve o ponto final de seus trilhos.