Aprovado Projeto de Lei do Legislativo de Autoria do Vereador Dá Pimenta

O Vereador Daniel Pimenta apresentou o projeto que ´´Dispõe sobre a inclusão da disciplina Educação Financeira na grade curricular do ensino fundamental nas escolas públicas municipais de Colômbia,e dá outras providências´´.
       O MEC homologou em 2018 a nova Base Curricular Comum Nacional (BNCC), em que determina dez competências a serem desenvolvidas nos alunos da Educação Básica. Além da definição de competências, há temas transversais que devem ser abordados durante o período escolar,e entre eles está a educação financeira.
       Em nosso âmbito municipal é imprescindível que a disciplina de Educação Financeira seja realidade dos alunos do Ensino Fundamental, uma vez que é cada vez mais comum que os jovens entre 18 e 24 anos estejam endividados por falta de capacidade em administrar seus rendimentos. De acordo com o Abefin( Associação Brasileira dos Educadores Financeiros), a inclusão do tema Educação Financeira segue a tendência de estudos recentes da área, que apontam que quanto mais cedo ela é abordada, maiores serão as chances dos estudantes adotarem hábitos de consumo consciente.
       Os conteúdos financeiros possibilitam ao aluno se colocar como protagonista de sua história de vida, dando a ele condições de planejar e fazer acontecer o futuro que deseja para si, em conexão com o grupo familiar e social a que pertence. Tenho o indivíduo os mecanismos e conhecimento para planejar sua vida financeira com saúde é certo o seu sucesso e condições de realizar sonhos materiais no futuro.

( Projeto de Lei 001/2020)

Publicado em: 04 de março de 2020